domingo, 12 de dezembro de 2010

E como se muda o mundo?

Desde minhas lembranças mais remotas, penso coisas gigantescas.

Eu queria ter uma banda de rock! Eu queria falar para uma multidão. Eu falei muitas e muitas vezes para multidões imaginárias. Discursei sobre os mais variados temas. Liderei campanhas, liderei revoltas, resolvi dilemas, semeei acordos, semeei discórdia.

A base de tudo era mudar o mundo! Via na TV um cara cantando "Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento, num sol de quase dezembro...". Sabia que aquele cara tinha sido mandado embora do país por suas canções, por sua postura. Não entendia o que a música dizia, mas sabia que ela protestava contra aquilo. Em contrapartida, uma canção, quase de amor, dizia "Debaixo dos caracóis dos teus cabelos, uma história pra contar de um mundo tão distante". E tudo aquilo me fascinava. Filmes de guerra e cançoes de amor!

Meus ouvidos eram preenchidos com músicas geniais que questionavam "Que país é este?", ou de alguém que queria se encontrar mas nao sabia onde estava.

E em minha casa, uma guerra particular. Muitos conflitos, muita violência, pouca prosperidade. E eu só tinha alguns poucos anos. Tudo era confuso, não sabia explicar o que era mas sabia distinguir o que era resultado de algo bom ou ruim. Não sabia justificar, mas sabia identificar.

Pintaram-no como o diabo. Pintou-se como o diabo! Apenas 14 anos de vida e muita confusão. Facas foram erguidas, murros foram trocados, sangue escorreu na sagrada casa do menino de apenas 6 anos.

Eu precisava mudar o mundo, de qualquer forma, de alguma forma. Minha mãe chorava, meu pai não me amava como eu precisava. Só via tristeza neste mundo incompreensível. E por que Deus nao me levou em uma das muitas noites terríveis de bronquite aguda?

Eu precisava mudar o mundo. Nasci pra isto. Me formei por isto, evolui pra isto. E nada mudei!


Todos os dias acordo e enfrento minha luta diária contra a mentira, a hipocrisia. Enfrento a todos com a minha verdade, a minha crença. Às vezes sinto-me cercados por zumbis realmente. Nem sempre é fácil encontrar pessoas que pensem se o que estão fazendo, defendendo, realmente é o que deveriam fazer ou defender. Todos os dias me levanto pra provar que o mundo não me mudará e mesmo que eu não consiga mudar o mundo, lutarei pra que ele não consiga me mudar.

Nasci pra ir à guerra, fui preparado na arena mais selvagem que poderia suportar. Vi meus pais se matarem aos poucos, vi meu irmão destruindo uma família. Vi o amor nos olhos da minha irmã. Na pior situação do mundo, ainda somos capazes de ver amor. Às vezes, para sobreviver é preciso fechar os olhos, tampar os ouvidos, cantar uma música alta com os olhos cerrados e cheio de lágrimas. Cobrir a cabeça, também pode ajudar. Algumas coisas nunca passarão! É preciso conviver com elas e tentar ser alguém melhor.

Eu tive todos os exemplos negativos possíveis. Tive ótimos modelos também. Ser um Deus ou um Demônio pode ser apenas questão de perspectiva ou de tempo/espaço.

Às vezes, só queria ter nascido comum, normal. Às vezes, desejei dormir e acordar como um morto-vivo qualquer, aguardando o próximo madrugada de sonhos vãos.

(Luiz Roberto 12/12/2010 ~=00:14)

2 comentários:

  1. Pô mano, vc é um poeta...

    Então, acho que todo mundo muda o mundo. Todo mundo, cada pessoa, cada ser, dá a sua contribuição, boa ou má, para o mundo. Cada um deixa seu registro aqui na terra, para o bem ou para o mal. "Tudo que se planta, colhe" Se, logo cedo de manhã, vc der um sorriso e ser educado com alguma pessoa desconhecida, isso pode ser suficiente para que ela tenha um dia feliz, fortificante e irradiar coisas boas para sua família; porém ao contrário, se vc for mal educado e injusto com uma pessoa, isso pode ser suficiente para que ela cometa um suicídio, quando qualquer coisa for a gora d'água na vida dela, gerando tristeza e dor para mais outras pessoas. Quer dizer, tudo o que cada pessoa faz, terá uma influência no mundo, na vida de outras pessoas, pois vivemos em sociedade, num planeta, num mundo, num Universo. Pô, o próprio nome já diz: Universo. Ele é um só. É tudo em um só. Então se somos parte de um todo, temos nossa influência individual nesse todo. Quer dizer, não podemos tomar as decisões dos outros, mas podemos tomar nossas próprias decisões que vão influenciar positiva ou negativamente a vida das demais pessoas. E uma coisa que acredito é que o que realmente influência positivamente a vida das pessoas não é o que a gente fala, mas sim o que a gente faz. Elas aprendem, efetivamente, através do exemplo que damos.

    Aliás, apesar de todos nós sermos falhos, vc é um exemplo de força e equilíbrio para mim.

    Um grande abraço meu velho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ler... por escrever.

    Se soubesse o quanto é bom poder falar e nao achar que todos estão surdos. Como é bom saber que não estou falando somente em vão...

    Obrigado. É bom receber comentários pq me fazem nao sentir-me só...

    ResponderExcluir